No dia 12 de setembro de 2014 a festa dos Quadrinhos no Brasil foi completa e contou com a presença de dezenas de artistas da área e editores.

O show foi completo com a apresentação do padrinho do Troféu, Serginho Groisman e do humorista Marcelo Marrom. O desenhista e DJ MZK animou com sua seleção de músicas durante toda a premiação.

Watson Portela, homenageado como “Grande Mestre dos Quadrinhos” veio de Pernambuco após 17 anos de quando partiu de São Paulo e pode rever amigos com quem trabalhou na Editora Abril, Press e Grafipar (Curitiba).

Laerte e Rafael Coutinho subiram ao palco para receberem o Troféu de Melhor Exposição de 2014 “Ocupação Laerte” do Itaú Cultural. Laerte disse que se surpreendeu com a seleção e disposição de originais de toda sua vida, organizada pelo filho.

A homenagem de “Grande Contribuição”

A homenagem de “Grande Contribuição” ao PROAC-Quadrinhos, que distribui anualmente 20 prêmios de R$ 40.000,00 para cada projeto de HQ, demonstra que há nesse momento valorização dos profissionais, inclusive pelos órgãos públicos. É o maior prêmio mundial na área.

PROAC Quadrinhos

Houve a distribuição do Jornal HQMIX e de kits das canetas Stabilo para cada vencedor. Ao mesmo tempo a exposição com alguns dos trabalhos dos vencedores continuou sua itinerância pelas estações do Metrô de São Paulo.

Em agosto de 2014 esteve no Metrô Sé, em setembro no Metrô Paraiso e em outubro no Metrô Tatuapé, atingindo um público de mais de um milhão de pessoas e divulgando a força dos quadrinhos no país que está em aquecimento constante, apesar dos problemas que enfrentamos na economia.

Os melhores de 2014

Os vencedores foram votados em um processo difícil entre os mais de 1.600 lançamentos na área dos quadrinhos em 2014. Um júri composto por jornalistas e pesquisadores escolheram os sete indicados para cada item que foi para a votação digital, com auditoria, para cerca de 700 profissionais do setor pelo Brasil.

Veja a lista completa aqui.

HQMIX - Os melhores de 2014

O Homenageado: Lourenço Mutarelli

Lourenço Mutarelli é escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos brasileiro. Iniciou sua carreira nos anos 80 com suas histórias escatológicas bem ao estilo underground.

A trilogia em quadrinhos de seu detetive Diomedes, publicada pela editora Devir nos anos 90 e republicada recentemente pela Cia das Letras é seu maior sucesso.

Conhecido pelo livro “O cheiro do Ralo” que foi adaptado para o cinema por Selton Mello, Lourenço é também professor de quadrinhos no SESC Pompéia.

Lourenço Mutarelli

Crédito da imagem do troféu

O Troféu HQMIX é modelagem do artista plástico Olintho Tahara sobre o personagem Diomedes de Lourenço Mutarelli.

Compartilhe
Categorias: Notícias

José Alberto Lovetro

José Alberto Lovetro, o JAL, é Jornalista, Cartunista, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e idealizador, juntamente com Gualberto Costa, do Prêmio HQMIX.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Troféu HQMIX - Todos os direitos reservados.