Todos reconhecem no Danilo a sua grande importância como gestor cultural à frente da direção do Sesc SP onde esteve por quatro décadas.
Mas Danilo é muito mais porque sempre defendeu a inclusão das pessoas carentes que necessitavam de um local onde pudessem encontrar lazer, prática de esportes, cultura e uma boa comida a preços menores.
Mais que isso porque não só ficou no óbvio de apresentações culturais, mas deu voz à diversidade que tem nosso país.
Em nosso caso, na área de quadrinhos, artes gráficas e humor gráfico o Sesc SP abriu suas portas para montagem de lindas exposições que ficaram na história, cursos especiais que renderam a entrada de muitos artistas novos no mercado editorial, experiências interativas e debates sobre o mercado de trabalho que ajudaram em muito a evolução do processo de profissionalização dos artistas.
O Troféu HQMIX, que neste ano completa 35 edições ininterruptas, só chegou a este número pelo apoio que o Sesc SP nos deu e nos dá até hoje.
A importância de ter um troféu como este, organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil é dar valor à produção nacional de quadrinhos que a cada ano cresce mais, principalmente na área de autores independentes.
Danilo Santos de Miranda não é mais apenas o gestor cultural de sucesso, mas, o homem que implantou, através do Sesc SP, a ideia de que alimentar a alma é essencial para o bem estar do ser humano.
Nós, desenhistas e autores das artes gráficas nacional nunca deixaremos que estas ideias do Danilo sejam esquecidas.
Jal: Presidente da ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
Dani Baptista: Presidenta do IMAG – Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil
José Alberto Lovetro, o JAL, é Jornalista, Cartunista, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e idealizador, juntamente com Gualberto Costa, do Prêmio HQMIX.
0 comentário