Como funciona a primeira etapa do processo de votação do HQMIX?
- O júri escolhido para tal função é composto por especialistas com comprovada atuação na área de quadrinhos.
- A cada ano, novos(as) jurados(as) são adicionados para que haja uma renovação, no intuito de acomodar perspectivas diversas que contemplem de forma mais adequada a pluralidade existente na produção de quadrinhos no Brasil.
- A dificuldade na escolha de novos jurados(as) pode ocorrer porque além destas qualificações, os convidados devem ter tempo de ler todos os inscritos por cerca de quatro meses de trabalho contínuo.
- Neste ano, a comissão de júri é formada por seis pessoas que dispõem de autonomia para escolher os indicados(as) de acordo com seus repertórios e critérios pessoais.
- Embora a votação seja individual, a deliberação conjunta ocorre em caso de empates entre os últimos indicados de cada categoria.
- Obras e artistas indicados (as) são escolhidos(as) por sua relevância e qualidade das produções, no entanto, devido ao aumento constante de inscrições, muitos excelentes artistas e suas obras não alcançam quantidade de votos suficiente para entrarem nas listas.
- Acima de tudo, um prêmio é um recorte que atesta a excelência de algumas produções sem desconsiderar a importância de outras. Um aspecto reconhecido como importante para vários jurados pode ser o diferencial presente em algumas obras que não se encontra em outras de igual qualidade.
- Apoiamos e agradecemos nosso corpo de jurados pela dedicação e comprometimento com o fomento da produção e circulação de quadrinhos no Brasil durante todo o processo de votação. Esse processo é auditado por um escritório de advocacia que respalda e confere a seriedade necessária ao prêmio.
Entenda como funciona a segunda etapa da votação
Nesta fase, a votação é aberta ao público especializado que atua no meio dos quadrinhos.
Por meio de uma cédula eletrônica e individual, cada votante seleciona um indicado em cada categoria.
Por isso, neste ano, houve recadastramento dos votantes também no intuito de contemplar novos interessados em participar do processo.
O Troféu HQMIX tem um histórico de ouvir atentamente as reivindicações a cada ano e conforme as possibilidades vai implantando ou reformando itens na certeza de que o mercado é dinâmico.
Nesse sentido, além da premiação deste ano, estão programadas outras ações paralelas à produção do evento que visam atender algumas demandas do meio dos quadrinhos, bem como algumas particularidades do edital Paulo Gustavo que contempla a nossa 36ª edição.
Conheça os integrantes da comissão de júri da 36ª edição do Troféu HQMIX
Em mais de 30 anos de premiações, o Troféu HQMIX sempre contou com voluntários comprometidos com o fomento da produção de quadrinhos no Brasil.
Esses especialistas envolvidos com produção ou divulgação de HQs nacionais sempre foram convidados com base em seu conhecimento sobre este mercado e sua disponibilidade de agenda, uma vez que, a cada ano, o número de trabalhos a serem avaliados só aumenta (ainda bem!).
Neste ano, o Troféu HQMIX foi contemplado com um edital da Lei Paulo Gustavo, o que significa que as pessoas que sempre se comprometeram com a organização e produção do evento serão bonificadas por sua participação.
Os jurados da 36ª edição do Troféu HQMIX são:
Anne Quiangala
Pesquisadora de quadrinhos e cultura pop, editora, criadora, CEO do Preta, Nerd & Burning Hell, um canal do YouTube. Produz vários conteúdos, principalmente no blog, sobre cultura pop, nerdiandade preta e feminista.
Dandara Palankof
Graduou-se em Comunicação Social pela UFPE e tem mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas (linha de pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginários) pela UFPB. Começou a atuar como tradutora em 2015, principalmente com histórias em quadrinhos. É editora na Mythos e coeditora da revista Plaf. (Via Quadrinhopedia).
Daniela Baptista
Produtora cultural especializada em Artes Gráficas, presidente do IMAG e copresidente do HQMIX há 3 anos. Atua na produção e organização do Troféu desde seu início, e hoje é também presidente da comissão julgadora do evento, além de ser consultora de outras premiações, editais e produções audiovisuais sobre os quadrinhos brasileiros.
Daniela Marino
Pesquisadora de quadrinhos e questões de gênero, também atua como coordenadora editorial do site Mina de HQ e já participou como jurada em prêmios como o Grampo e BDLAPOP. Mestre em Comunicação e doutoranda em Ciência da Informação pela ECA/USP. É convidada frequente em eventos de quadrinhos e cultura pop em diversas cidades do país.
Gualberto Costa
Gual, como é mais conhecido, é um dos criadores do HQMIX, premiação que faz referência ao programa TV Mix, no qual ele e Jal apresentavam um quadro sobre HQs. Além de editor, quadrinista e curador de quadrinhos, sempre esteve envolvido na produção de eventos, documentários e programas sobre a produção nacional de HQs.
Silvio Alexandre
Editor e gestor cultural, criou e dirigiu diversas coleções de literatura fantástica e de quadrinhos. É membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX; colunista do programa “Olá, Curiosos!” e integrante do Coletivo André Carneiro.
Acompanhe nossas redes sociais para saber mais.
José Alberto Lovetro, o JAL, é Jornalista, Cartunista, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e idealizador, juntamente com Gualberto Costa, do Prêmio HQMIX.
0 comentário