Inscrições abertas para Web Quadrinhos e Web Tiras – Produção de 2015
Podem concorrer nas categorias WEB, Tiras e Quadrinhos, todo material que tenha sido produzido originalmente para a internet. Não valem as versões digitais de material impresso.
Para trabalhos seriados, em ambas as categorias, só podem concorrer aqueles cuja publicação esteja on-line por pelo menos seis meses do ano a que o prêmio se refere.
Para trabalhos de edição única (one-shot), podem concorrer todos os que estiveram disponíveis para leitura ou download, até dezembro, também do ano que o prêmio está contemplando, no caso de agora, 2015.
Como não podemos ampliar as categorias existentes dentro da premiação, concorrem trabalhos em todos os formatos disponíveis para leitura: PDF, CBR, e-books, leitura em tela, etc, nas duas categorias e que estejam dentro dos parâmetros apresentados acima.
Continua valendo o critério de que só concorrem aqueles que forem inscritos pelos seus autores.
Para tanto basta enviar um e-mail para [email protected] com o título “Inscrição WEB TIRAS” ou “Inscrição WEB QUADRINHOS”, informando o link para o seu trabalho.
Lembrando que os prêmios vão para os autor(es) e não para o site/blog/fanpage, etc, que os hospedam.
As inscrições irão até o dia 30/06.
Agradecemos o apoio de todos.
Comissão Organizadora 28º HQMIX
José Alberto Lovetro, o JAL, é Jornalista, Cartunista, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e idealizador, juntamente com Gualberto Costa, do Prêmio HQMIX.
4 comentários
Aline · 20/06/2016 às 23:41
Só vale para as publicações que começaram a existir a partir de 2015, não é isso?
Comissão Organziadora do 28º HQMIX · 25/06/2016 às 20:35
Sim. Só web quadrinhos e web tiras veiculados em 2015.
Rafael Dantas · 24/06/2016 às 07:54
Ola amigos, gostaria de saber quando vai sair a lista dos ilustradores desta categoria, enviei minha web “URBANOS’ sei que tenho pouca oportunidade de ser indicado mais fico na torcida.
Att
Rafael Dantas (IUSTRA)
Mário César · 15/07/2016 às 02:39
Caros,
Tenho uma sugestão para ser adotada nas próximas edições da premiação.
Na lista de possíveis indicados, sempre acaba faltando fulano ou ciclano, é indicado material em categoria que não se encaixa direito, há também muitos nomes duplicados e alguns casos até de material que nem sequer foi lançado ainda entre os nomes.
Para resolver isto, de maneira efetiva, acho que o melhor seria pedir para autores e editoras se inscreverem assim como é feito para webtiras, webquadrinhos e teses de mestrado. E aí cada autor e editora se inscreve indicando para qual ou quais categorias seu material pode ser indicado. Isto é adotado em muitos prêmios, desde o Harvey Awards até Jabuti, Cannes e Oscar. E quem não enviou até a data definida fica de fora. Simples assim.
Não sei também se seria o caso de cobrar uma taxa de inscrição pra ajudar a custear o prêmio como faz o Jabuti.
Para isto funcionar bem seria preciso também deixar bem claro do que se trata cada categoria especificando o que pode e o que não pode em cada uma.
Outra sugestão que tenho é a de realizar a entrega do prêmio em alguns dos eventos de quadrinhos que estamos tendo regularmente como a Fest Comix, o FIQ, a Gibicon e a CCXP. Não sei se isto é possível por conta da parceria com o Sesc, mas nestes eventos há uma vantagem muito grande por eles já reunirem tantos os autores quanto os leitores em um único lugar. A repercussão do Troféu seria bem maior caso isso acontecesse.
E, por fim, os veículos de mídia acabam divulgando bem mais a lista dos vencedores do que a dos indicados. Seria legal se, além do vencedor, fossem divulgados quem ficou em 2º e º3 lugar como faz o Jabuti por exemplo.
É isto.
Abraços fortes e longa vida ao quadrinho nacional!
Mário